Coleção Entomológica

by - 20:16:00

Ei!
Essa semana uma amiga me procurou pedindo ajuda para montar os insetos da coleção entomológica dela, por fazer agronomia já tive duas disciplinas que se intitulavam entomologia, e nas duas precisei fazer a coleção.
Na primeira com mais de cem insetos tive algumas dificuldades de encontrar dicas na internet, por isso após ajudar minha amiga resolvi fazer esse post aqui, talvez seja útil para alguém um dia :).

Bom, primeiro, a coleta, eu tive muita ajuda da minha dupla, Larissa, porque eu sinceramente, não curtia ficar correndo atrás de inseto e debaixo de sol, gastei alguns sábados correndo atrás de borboletas, hahhah, mas se utilizando iscas, armadilhas, rede entomológica a captura fica bem mais fácil. 

Depois disso você precisa colocar o inseto em potes para congelar, tomando cuidado para não colocar predadores juntos, por exemplo, joaninhas comeriam seus pulgões.

Compra de materiais como, isopor, caixa plástica com tampa firme e transparente, alfinetes e naftalina. 

Depois de ter congelado os insetos (minha mãe quase morria de tristeza quando me via congelando eles) vamos para a montagem e identificação, usamos base de isopor para a alfinetamento, cada táxon requer um modo destinto de montagem, os insetos maiores geralmente por meio de alfinetes, os muito pequenos por colagem em triângulos, a localização do alfinete também varia, nos coleópteros por exemplo deve-se inserir no terço superior do élitro direito, enquanto nos heterópteros o local deve ser na região central do escutelo. Insetos com corpo mole como cupins, foram colocados em vidrinhos com álcool com sua devida identificação. As borboletas devem ter cuidado maior, pois sua asa deve ser toda exposta, tendo que prende-lá com papel como na imagem abaixo:

eu linda montando.


Após a montagem colocamos em estufa (passo importante para que os insetos não mofem na caixa), por um dia a 45°.

Depois passamos para o isopor dentro das caixas, tem que colocar também a identificação em cada inseto com local, data e nome do coletor. Coloque naftalinas num alfinete e as coloque dentro da caixa (muito difícil, um professor furou para nós).

Identifique sua caixa bem bonita, no nosso caso colocamos fotos de nós coletando e fizemos uma ficha grande na tampa e do lado, a professora adorou, ahahhaha.

Deixo aqui duas imagens que tenho da minha primeira caixa:



Não sou especialista nem pesquisei para fazer o post, então se tiver algum erro ou muito incompleto, não me julguem, rs. Qualquer duvida estamos ai, beijos!

You May Also Like

0 COMENTÁRIOS